A Escola

A Creche Escola Gira Girassol nasceu em novembro de 2001, quando surgiram as primeiras idéias. A união de três pessoas caracterizou esse começar... Iniciando com o trabalho de reconstrução, legalização e autorização da Creche Escola.


Em novembro de 2002, assumimos a Creche Escola Gira Girassol, dando continuidade às propostas anteriormente elaboradas. A possibilidade de realização de um sonho... A busca por um empreendimento de sucesso... A continuidade de um projeto de trabalho, de vida... Esses foram alguns dos motivos que nos levaram a assumir essa enorme e gratificante responsabilidade.


A Gira Girassol começou desenvolvendo seu trabalho direcionada exclusivamente ao atendimento de crianças do Berçário e da Educação Infantil, que compreende o período dos 3 meses aos 6 anos de idade.Desde 2004 estamos com o nosso Ensino Fundamental (de 1ª à 4ª série), buscando dar continuidade ao trabalho que realizamos e acreditamos na Educação Infantil.


Funcionamos em uma casa devidamente adaptada a seu uso, buscando cumprir e atender a todas as exigências quanto à segurança e proteção às crianças.


A Gira Girassol é uma instituição de Educação que está construindo sua história dia a dia, a cada nova conquista, a cada novo aluno...Queremos e vamos continuar acreditando nesse sonho, que a cada dia se torna mais real e desafiador para todos nós.


Proposta Pedagógica

A Creche Escola Gira Girassol tem funcionamento autorizado pela Secretaria de Educação do Governo do Rio de Janeiro e fundamenta suas diretrizes pedagógicas nas normas que regem a educação nacional.


A Creche Escola Gira Girassol acredita na Educação como ação transformadora, contextualizada e integrada a sociedade em que vivemos. O processo ensino-aprendizagem acontece de forma lúdica, onde a criança, como ser em potencial, tem características próprias e traz consigo “bagagens” de conhecimentos, fruto de suas vivências anteriores. A criança é o ponto de partida para a aprendizagem e o professor tem a função de incentivador e mediador, provocando e regulando situações-problema e conflitos cognitivos.


A Creche Escola Gira Girassol se propõe a contribuir e a criar condições para que as crianças ampliem seus horizontes, formando cidadãos autônomos, críticos, conscientes e cooperativos. Os valores éticos de respeito, justiça e solidariedade estão explícitos e permeiam o processo educativo, propiciando uma reflexão crítica constante do mundo atual.


A Gira Girassol possui um ambiente agradável, tranqüilo e estimulador. O aluno aprende brincando, cantando e se divertindo. A criança está sempre motivada para as atividades e tem oportunidade de questionar, planejar e sugerir.


Nessa concepção, os pais ou responsáveis são estimulados a participarem, colaborarem e compreenderem o processo de aprendizagem da criança. Assim, tornam-se cientes do ritmo próprio do aluno, evitando a ansiedade quanto à obtenção de resultados imediatos e superficiais na educação da criança.


Objetivos Gerais

A Educação Infantil e o Ensino Fundamental oferecidos pela Gira Girassol visam:


  • contribuir para o desenvolvimento global e harmônico da criança, de acordo com suas necessidades físicas e psicológicas;
  • estimular a atividade do aluno e o desenvolvimento de sua criatividade, contribuindo para a conquista de sua autonomia, cooperação, criticidade, responsabilidade, e a formação do autoconceito positivo, contribuindo, portanto, para a formação da cidadania;
  • ajudar a criança a conhecer o meio em que vive, proporcionando- lhe oportunidades de reconhecer, conquistar, criticar, criar e transformar a sua realidade;
  • entrosar família e escola, ampliando a troca de experiências e informações no intuito de facilitar o processo de socialização da criança.

O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental levam em conta:


  • a realidade social e cultural das crianças (os conhecimentos que adquiriram, a linguagem, os valores, o saber, enfim, do meio em que vivem);
  • o desenvolvimento e as características próprias do momento que estão vivendo(cognitivo-lingüísticas, sócio-afetivas e psicomotoras);
  • os conhecimentos socialmente disponíveis em relação ao mundo físico e social (a língua portuguesa, a matemática, as ciências naturais e as ciências sociais).

  • Title 1
  • Title 2
  • Title 3
  • Title 3
  • Title 3
  • Title 3
  • Title 3
  • Title 3